quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bullying

O Bullying não tem um significado definido porque é um termo novo aqui no Brasil. Mas podemos dizer que ele é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.
O bullying pode acontecer:
Na escola:
A maioria das vítimas dessa violência, são os meninos entre 11 e 15 anos. Os agressores não fazem “brincadeiras” de mau-gosto, até porque o bullying ultrapassa esse conceito, os limites físicos e psicológicos. A vítima se sente inapta diante a situação e na maioria dos casos entram em depressão ou não voltam mais para a escola.

Na internet:
Mas conhecido como Cybebullying, que é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o próximo.
O modo mais usado pra praticar esse ato insolente é com a criação de blogs, fakes, espalhar boatos e fotos, colocando a pessoa em uma situação constrangedora.

No trabalho:
Mas conhecido como assédio moral. O praticante do bullying pode vim do chefe até mesmo de um colega de trabalho. Perseguir ou marcar uma pessoa durante a execução de sua função, críticas, apelidos, são formas de abuso cometidas no local de trabalho.

Nas forças armadas:
Em 2000, o Ministério da Defesa (MOD) do Reino Unido definiu o assédio como: “… o uso de força física ou abuso de autoridade para intimidar ou vitimizar outros, ou para infligir castigos ilícitos". Alguns países, como o Brasil e a França, já foram advertidos para treinamentos abusivos em alguns membros de um grupo. É comparada a um trote de faculdade, a vítima é colocada sob pressão física e emocional, para provar seus limites.

O bullying tem seu lado positivo, não que a violência seja boa, mas a superação das pessoas compensa. Muitos famosos foram vitimas do bullying como:
Taylor Swift: Taylor Swift revelou, durante uma entrevista na edição de Dezembro da Women's Health, que foi uma vítima de bullying durante os seus tempos de liceu, referindo que a maior parte dos seus amigos considerava-na 'estranha' e preferiam guardar-lhe distância. 'Viver numa quinta isolada era, basicamente, um isolamento e as outras raparigas pensavam que eu era estranha'.
Miley Cyrus, Megan Fox: A estrela de 'Transformers', Justin Timberlake: O cantor pop, que tem uma legião de admiradoras, disse que o mesmo não se passava entre os elementos do sexo oposto. Tom Cruise: passou maus bocados no colégio por ser disléxico, um distúrbio que interfere na aprendizagem. Michael Phelps: 23 vezes campeão mundial, 14 vezes campeão olímpico.
Então pessoas, vamos respeitar o próximo, até porque o bullying é crime o criminoso pode pegar cinco anos de prisão para crimes de violência na escola.
"Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito.”
( Joseph Joubert )

Nenhum comentário:

Postar um comentário